O amendoim é uma planta originária da América do Sul, com provável centro de origem nos vales dos rios Paraná e Paraguai.
O amendoim é uma semente oleaginosa que possui nutrientes e vitaminas importantes para o equilíbrio do organismo, manutenção da saúde e, por isso, auxilia no tratamento de algumas doenças. Aproximadamente 25% da composição do amendoim é de proteínas, o que o coloca como uma excelente estratégia de composição protéica na alimentação de adultos e crianças. Nutrição, prevenção de doenças cardiovasculares, diminuição de colesterol e triglicérides, equilíbrio do metabolismo, suprimento de vitamina E e fator de inibição de apetite são algumas das características apontadas em estudos, que colocam o amendoim na categoria de alimentos funcionais, desde que consumido em porções adequadas.
Entre os outros nutrientes está uma substância chamada sitosterol, que tem papel já testado e aprovado pela comunidade científica européia e norte-americana, de prevenir o desenvolvimento de câncer, além de diminuir tumores já existentes.
Uma porção de 30g de amendoim fornece 25% da recomendação diária do consumo de vitamina E e alto teor de zinco, mineral vital para a formação e liberação de hormônios. Já existem, inclusive, estudos que comprovam que o consumo de amendoim pode retardar ou diminuir a incidência do Mal de Alzheimer.
Porém, é preciso cautela quando algumas das características do alimento forem modificadas. Castanhas, nozes, amêndoas e amendoins adicionados de sal ou açúcar são alimentos processados e, sendo assim, o Ministério da Saúde indica que o consumo deve ser limitado. Na base da alimentação devem estar sempre os alimentos in natura e minimamente processados, por isso, sempre prefira o amendoim em preparações caseiras ou in natura.
Paçoquinha caseira
250g de amendoim torrado e sem sal
100g de farinha ou farelo de aveia
2 colheres de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de açúcar mascavo ou adoçante em pó próprio para cozinhar
1 pitada de sal
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes no processador e deixe triturar bem. Caso a massa fique como uma farofa, acrescente uma colher de água. Depois é só modelar e saborear.
Nenhum comentário:
Postar um comentário