quinta-feira, 16 de março de 2017

Sono e Emagrecimento!

O sono é um dos fatores mais importantes de nossa vida como a alimentação, os exercícios físicos, a ingestão de água, etc.

Uma boa noite de sono desempenha diversas funções fundamentais para o corpo e a mente, inclusive na regulação do peso corporal. Além disso, ocorre a liberação de hormônios que regulam o crescimento, evitam o acúmulo de gordura, melhoram o desempenho físico, controlam a sensação de saciedade, liberam a insulina diminuindo o hormônio do estresse, aumentam a autoestima e disposição para atividades físicas.
Quem dorme pouco, ou seja, menos que oito horas por dia estará propenso a menor vigor físico, a envelhecer mais precocemente, sujeito a infecções, obesidade, hipertensão arterial, diabetes, alterações de humor, diminuição de criatividade, de atenção, da memória e do equilíbrio corporal.

Veja algumas dicas de alimentos que ajudam e os que devem ser evitados para uma boa noite de sono:

CARNES E GORDURAS: É importante não exagerar em alimentos pesados e de difícil digestão próximo ao horário de dormir, pois o processo de digestão após as 18h é mais lento e poderá prejudicar o sono.

ESTIMULANTES: Cafeína e xantinas presentes em chás, cafés, refrigerantes e bebidas alcoólicas atrapalham a qualidade do sono.

RELAXANTES: Banana, semente de gergelim, aveia, maracujá, chá de camomila possuem características relaxantes e auxiliam no sono e na qualidade da noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário