quinta-feira, 9 de março de 2017

Dia Mundial do Rim!

Cuide do seu Rim!
É fundamental combater o aumento da incidência de doença renal prevenível, nomeadamente lesão renal aguda e doença renal crônica, assim como tratar precocemente. Para isso, deve ser incentivada e promovida a educação para a saúde, a detecção precoce de doença renal e a adoção de estilos de vida saudável na infância, desde o nascimento e até à idade adulta.
A dieta do paciente renal crônico deve variar de acordo com o tratamento realizado: conservado (quando os rins ainda mantem o equilíbrio do organismo) e o dialítico (quando a função renal chega a níveis muito baixos sendo necessário um tratamento substitutivo).

Mas qual é a importância dos rins no organismo? 

*Limpam o sangue, removendo as toxinas e os líquidos em excesso. São estas toxinas e líquidos em excesso que constituem a urina.

*Regulam os níveis de água e sais do sangue, tais como o sódio e o potássio.

*Regulam a pressão arterial e o pH do organismo.

*São cruciais na formação do sangue, libertando hormonas muito importantes: Eritropoetina (estimula a medula óssea na produção de glóbulos vermelhos), Renina (regula a pressão arterial) e síntese de vitamina D (contribui para o equilíbrio químico do organismo e para a fixação do cálcio nos ossos).


A doença renal é mais provável desenvolver-se em pessoas obesas com diabetes e hipertensão. Pessoas afetados pela obesidade, os rins têm de trabalhar mais, filtrando mais sangue do que o normal (hiperfiltração) para satisfazer as exigências metabólicas do aumento do peso corporal. O aumento da função pode danificar o rim e aumentar o risco de desenvolver DRC a longo prazo.
A boa notícia é que a obesidade, bem como doença renal crônica, é em grande parte evitável. Educação e conscientização dos riscos da obesidade e um estilo de vida saudável, incluindo nutrição adequada e exercício físico, pode ajudar dramaticamente na prevenção da obesidade e doença renal.
:)


Nenhum comentário:

Postar um comentário