Ainda mais nesse tempo de festas e comilanças algumas dicas para prevenir o ganho de peso nunca é demais! Na próxima semana irá ter dicas de como se ''comportar'' nas festas de final de ano..Não perca!!
A decisão de comer e a escolha de determinados alimentos para compor uma refeição variam de indivíduo para indivíduo e de acordo com cada situação apresentada.
As dificuldades com o controle de peso parecem mais propriamente refletir problemas com atributos do alimento e motivações para comer do que com o prazer que o alimento proporciona. Paradoxalmente, pessoas muito preocupadas com o peso e a ingestão de alimentos parecem ser particularmente suscetíveis aos pensamentos, emoções e situações que promovam o seu consumo excessivo.
Comer devagar, saborear o alimento é tão importante quanto o equilíbrio do prato. Vale lembrar que se o prato for equilibrado no almoço e no jantar, mas durante o dia houver consumo excessivo de doces, salgadinhos, balas, etc., a alimentação ficará desbalanceada.
Dicas de Comportamento Alimentar Para Prevenir o Ganho de Peso:
* Não Passar Fome: Comer refeições e lanches em intervalos regulares. Fazendo isso tendemos a não ficar com muita fome, o que nos ajuda a resistir às beliscadas durante o dia e de exagerar nas principais refeições. Não se esqueça de incluir frutas nesses intervalos.
* Peça Porções Menores: Estudos mostram que quando estamos a frente de grandes porções de alimentos, mesmo que não estejamos mais com fome, a nossa tendência é continuar comendo. A mesma coisa quando colocamos as porções na mesa. Melhor levar o prato já servido para a mesa, evitando repetir o prato.
* Encha Metade do Prato com Vegetais e Legumes: Metade do nosso prato teria que ser completado com vegetais e legumes, assim tendemos a comer menos de outros alimentos menos nutritivos. E procurar fazer um prato bem colorido.
* Criar um Ambiente de Cozinha Saudável: Manter uma tigela de frutas no balcão da cozinha, evitando deixar qualquer junk food a mostra. Manter alimentos saudáveis à mão pode ajudar nas escolhas e a prevenir o ganho de peso.
* Cozinhe Mais: O que sempre eu digo '' Descascar mais, desembalar menos''. Quando cozinhamos mais, tendemos a fazer escolhas alimentares mais saudáveis. Um estudo recente descobriu que cozinhar refeições em casa foi associado com um risco ligeiramente menor de desenvolver diabetes tipo 2 além, de apresentar um menor risco de obesidade.


Nenhum comentário:
Postar um comentário