quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Alimentação Para Prevenção ao Câncer de Próstata!

Novembro é o mês de cuidado do Homem e pra iniciar vamos falar sobre Câncer de Próstata.
Os "problemas de próstata" estão relacionados geralmente à: prostatite, hiperplasia benigna da próstata e o câncer de próstata. A prevenção é essencial, principalmente para quem já teve antecedentes familiares com câncer é deve começar aos 45 anos. Além dos exames laboratoriais de sangue de rotina, os homens devem fazer também o exame de toque.
A alimentação também contribui para aumentar ou diminuir o risco de câncer de próstata. Alguns estudos relatam que uma alimentação excessiva em gorduras de origem animal, carne vermelha, carnes processadas, churrasco e frituras esta associada ao aumento do risco de desenvolver este tipo de câncer. Outro elemento fortemente relacionado nos estudos com o desenvolvimento de anormalidades na próstata é a obesidade.

Principais alimentos que exercem uma ação sobre a prevenção do Câncer de próstata:

Tomate : Estudos indicam que o consumo de alimentos ricos em licopeno (goiaba, melancia, mamão e pitanga), principalmente de tomate, modulam a expressão de uma proteína reguladora do crescimento da próstata e está inversamente associado com os níveis de PSA (Antígeno Específico da Próstata) e com sintomas do câncer de próstata como dor e dificuldade para urinar. O tomate possui antioxidantes que atuam na proteção do organismo, podendo impedir a formação de radicais livres e podem reparar lesões causadas pelos radicais livres, removendo danos da molécula de DNA e reconstituindo membranas celulares danificadas. 

Soja: A genisteína, um tipo de isoflavona, aumenta a capacidade de autodestruição (apoptose) das células cancerígenas. 

Oleaginosas: As oleaginosas, como nozes, amêndoas, avelã e amendoim, são ricas em selênio, mineral com ação antioxidante e que ajuda na renovação das células. Além disso, as oleaginosas contêm vitamina E, nutriente que melhora o funcionamento do sistema imunológico.

Vegetais Verde-Escuros: Vegetais como brócolis, couve, couve flor e espinafre diminuem os casos de câncer de próstata. Isso acontece porque esses alimentos são ricos em ácido fólico, nutriente que combate o efeito dos radicais livres nas células.

Chá Verde: A catequina, substância encontrada em abundância na bebida, além de inibir o crescimento das células cancerígenas, também pode reduzir a quantidade de testosterona presente no corpo, hormônio relacionado ao desenvolvimento do tumor.

Alho e Cebola: Compostos sulfurosos, nutrientes antioxidantes que impedem a ação dos radicais livres.

Romãs: As romãs são particularmente ricas em anti-oxidantes e em punicalagina e de ácido elágico, fitonutrientes muito relevantes na ação contra o cancro, em particular ao cancro da mama, do cólon e da próstata. O ácido elágico tem a capacidade de inibir a formação da rede sanguínea dos tumores e induz a apoptose das células cancerígenas. 

Semente de Abóbora: Rico em vitamina A e vitaminas do complexo B, minerais com o cálcio, ferro, potássio, fósforo e selênio, além de ácidos graxos ômega 6. Oferece também pigmentos carotenoides, tais como alfacaroteno e o betacaroteno, que agem como antioxidantes lipofílicos. O óleo da semente de abóbora possui propriedades antioxidantes por ser abundante em vitamina E. A vitamina E age como antioxidante, prevenindo a propagação das reações dos radicais livres nas membranas biológicas.

Açafrão: Um grupo de cientistas descobriu que o açafrão sozinho ou combinado com um fitonutriente disponível nos vegetais crucíferos (brócolis, couve, entre outros) pode ser muito eficaz na prevenção e tratamento do cancro na próstata, e que a combinação pode reduzir bastante o crescimento do tumor.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário