Vamos falar sobre o Matchá!!
O Matchá é o chá verde em pó, obtido da planta Camellia sinesis e produzido a partir da moagem em um moinho de pedra. É uma bebida não fermentada muito consumida em países asiáticos, sendo, popularmente, utilizada na cerimônia do chá, no Japão. Apresenta um perfil nutricional interessante, que pode proporcionar alguns benefícios para a saúde.
Além da presença de vitaminas e minerais, o matchá é rico em flavonoides, principalmente, catequinas, sendo o epigalocatequina galato (EGCG) a mais abundante. As catequinas são flavonoides que colaboram para a modulação do estresse oxidativo e minimizam os efeitos dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular e maior risco para o desenvolvimento de algumas doenças. A presença das catequinas caracteriza o amargor do chá.
Além disso, o matchá é fonte de cafeína que, em sinergia com o epigalocatequina galato, pode colaborar para o controle do peso em longo prazo por conta da sua ação termogênica e da oxidação lipídica, processos controlados pelo sistema nervoso simpático e que podem ser estimulados pelas catequinas.
Ainda não existe um consenso em relação à quantidade que deve ser consumida do chá para obter efeitos benéficos sobre a obesidade, no entanto, alguns estudos apontam que a ingestão de chá verde não deve ultrapassar seis xícaras ao dia, de acordo com orientação da American Dietetic Association. Por conter cafeína, o matchá, quando consumido em excesso, pode causar alterações gastrointestinais e insônia.
Importante ressaltar que, apesar dos benefícios para a saúde, o matchá não deve ser consumido de maneira isolada, e sim aliado a um plano alimentar saudável e equilibrado, além da prática regular de exercícios físicos. Sempre procure um Nutricionista para saber a quantidade necessária a ser ingerida!
Nenhum comentário:
Postar um comentário