Gorduras são super importantes para o organismo. Entre as suas funções podemos destacar três, sendo elas:
- são responsáveis por manter a temperatura do nosso corpo;
- por proteger contra choques mecânicos;
- por produzir nossos hormônios.
Vamos entender um pouco:
GORDURA SATURADA: é um tipo de gordura encontrada principalmente em produtos de origem animal e que, em temperatura ambiente, apresenta-se em estado sólido. Como por exemplo em carnes vermelhas e brancas (principalmente gordura da carne e pele das aves), leite e derivados integrais (manteiga, creme de leite, iogurte, nata). O seu efeito no corpo favorece o aumento do colesterol ruim (LDL), que se deposita nas artérias, elevando o risco de problemas no coração.
GORDURA TRANS: são um tipo específico de gordura formada por um processo de hidrogenação natural (ocorrido no rúmen de animais) ou industrial. Estão presentes principalmente nos alimentos industrializados. Os alimentos de origem animal como a carne e o leite possuem pequenas quantidades dessas gorduras. As gorduras trans formadas durante um processo de hidrogenação industrial que transforma óleos vegetais líquidos em gordura sólida à temperatura ambiente são utilizadas para melhorar a consistência dos alimentos e também aumentar a vida de prateleira de alguns produtos. Ela é encontrada na margarina, biscoitos, batatas fritas, sorvete e salgadinhos de pacote, fast-foods, empanados tipo nuggets. E os seus efeitos no corpo não fazem nada bem à saúde: aumenta o colesterol ruim e, ao mesmo tempo, reduz o bom.
Como podemos controlar o consumo? A leitura dos rótulos dos alimentos permite verificar quais alimentos são ou não ricos em gorduras trans. A partir disso, é possível fazer escolhas mais saudáveis, dando preferência àqueles que tenham menor teor dessas gorduras, ou que não as contenham.
Boas Escolhas!


Nenhum comentário:
Postar um comentário