quinta-feira, 21 de abril de 2016

Sistema Imunológico x Alimentação


O post dessa quinta vem com um assunto que está preocupando todo o mundo...Gripes frequentes, resfriados, infecções parasitárias recorrentes e pequenas infecções que se tornam mais sérias não é algo normal, são sintomas de um sistema imunológico fraco. Por isso hoje, vamos abordar como uma boa alimentação pode influenciar no nosso sistema imunológico!
O sistema imunológico é uma complexa rede de tecidos, órgãos, células e substâncias que protegem o nosso corpo de infecções e doenças. Como o corpo está constantemente em contato com microorganismos, esse complexo sistema defende o corpo de invasores externos.
Estudos têm mostrado que a alimentação regrada e alguns nutrientes específicos podem beneficiar a resposta imunológica, pois as reações do sistema imunológico também necessitam de energia e de vários nutrientes para a formação de células e outras substâncias envolvidas no nosso sistema de defesa.
Esse é um bom motivo para aprendermos um pouco mais sobre os alimentos para fortalecer mais o nosso sistema imunológico.

O que pode diminuir sua imunidade?

- Dietas ricas em açucares, principalmente o refinado, pois interferem na capacidade das células brancas do sangue (defesa) de destruir as bactérias;

- O consumo de álcool interfere em várias respostas imunológicas, sendo que isso pode estar ligado a certas infecções e até algumas formas de câncer;

- O consumo de gorduras em excesso reduz a atividade das células protetoras e prejudica a resposta imunológica. Mas alguns tipos de gorduras são benéficas, como é o exemplo do azeite de oliva;

- Magreza (baixo peso) e obesidade (excesso de peso) estão associadas a um sistema imunológico debilitado. A obesidade aumenta o risco de infecções. Dietas restritas em calorias enfraquecem nossas defesas;

- O estresse pode debilitar nossas defesas, aumentando as chances de infecções. Controlar o estresse é fundamental.

Como melhorar a imunidade através da alimentação?

- Gorduras ¨boas¨ - Alguns ácidos graxos insaturados têm o poder de melhorar a resposta imunológica quando associado a uma alimentação balanceada. Podemos destacar os Ômega 3 e 6, que têm como principal função a regulação de algumas células imunológicas. Esses nutrientes estão em peixes e castanhas, como as nozes, castanha do Pará e caju.

-Vitamina C - Aumenta a produção das células de defesa, que tem efeito direto sobre as bactérias e vírus aumentando assim a sua a resistência a infecções. Exemplos: goiaba, pitanga, agrião, caju, espinafre, fruta- do- conde, melão, frutas cítricas (Kiwi, limão, acerola, bergamota, laranja, abacaxi), couve, brócolis, tomate, pimentão amarelo.Condimentos:açafrão, coentro, cravo-da-índia, gengibre, páprica, salsa e tomilho.

- Vitamina A - ação antiinflamatória. Exemplos: cenoura, abóbora, fígado, espinafre cozido, melão, brócolis, mamão, manga, aspargo, pêssego, beterraba, alho, alho poro, broto de bambu, lentilha, melancia, banana, caqui, gema de ovo, damasco, cereja. Condimentos: alecrim, chili, coentro, cravo-da-índia,louro, manjericão, manjerona,pimenta e sálvia.

- Vitamina E - Atua em conjunto com as vit. A e C e com o mineral selênio, agindo como antioxidante (o que retarda o envelhecimento). Exemplos: germe de trigo, óleos de soja, arroz, algodão, milho e girassol, abacate, gema de ovo, vegetais folhosos (rúcula, couve, folha de brócolis, folhas de beterraba), cenoura, e chuchu. Condimentos: Açafrão, louro, manjericão manjerona, orégano e pimenta.

- Selênio - Antioxidante, imunoestimulante, desintoxicante e antiinflamatório. Exemplos: frutos do mar, vísceras, alho, cebola, milho,cereais integrais (aveia, quinua) cogumelo,levedo cerveja, castanha do pará, ovos caipira.Condimentos: alho, coentro, gengibre e salsa.

- Zinco - Atua na reparação dos tecidos e na cicatrização de ferimentos. Exemplos: aveia, ostra, leite, gema, frutos do mar, espinafre, sementes de girassol, cogumelo, gengibre. Condimentos: cominho, gengibre, manjericão e papoula.

- Vitamina B6 - Aumenta a imunidade geral do organismo. Tem ação protetora contra o câncer, e ajuda a controlar alguns tipos de diabetes. Exemplos: levedo de cerveja, lentilha, arroz integral, semente de girassol, soja, germe de trigo, banana, cenoura, abacate, melão, vísceras, peixe,frango, gema de ovo, nozes. Condimentos: Alho,cebola, chili, contro, estragão, gengibre, manjericão, manjerona, orégano, páprica, pimenta e sálvia.

- Probióticos - são bactérias benéficas contidas em alguns tipos de iogurtes, leite fermentado ou na forma de suplementos. Reforçam o sistema imune.

Alimentação saudável não significa receitas ou ingredientes complexos. Um prato tipicamente brasileiro contendo salada, legumes cozidos, arroz, feijão e bife , por exemplo, contém os aminoácidos que precisamos para a formação das proteínas, que são importantes devido às funções de construção e reparação do organismo. Além disso, participam da formação de hormônios, enzimas e anticorpos.
Consulte sua Nutricionista!



Nenhum comentário:

Postar um comentário