A cor dos alimentos é uma ótima dica para selecionar ingredientes com boas doses de proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais. Outra vantagem é o poder de saciedade que uma dieta colorida pode oferecer, ajudando a controlar os excessos. Conseguimos uma maior oferta de nutrientes quando variamos ao máximo as cores e sabores. Já foram realizados estudos que comprovam que quando ocorre a ingestão apenas de alimentos de uma cor, as chances de ficarmos doentes são maiores.
Uma refeição colorida se torna mais atraente. As cores dos alimentos indicam substâncias importantes para o organismo e quanto mais coloridas forem as refeições, maior a diversidade de nutrientes e melhor seu valor nutricional.
Alimentos na Cor Verde
Abacate, abobrinha, acelga, alface, quiabo, repolho, salsa, agrião, pimentão verde, brócolis, chicória, vagem, couve, kiwi, ervilha, espinafre, limão, pepino, rúcula, escarola, manjericão.
O pigmento que define a cor deste grupo é a clorofila, considerada um possível energético celular. Segundo a medicina chinesa, comer folhas verdes aumenta a oxigenação das células e melhora o metabolismo da energia. Outro efeito da clorofila é potencializar alguns nutrientes encontrados nos vegetais, como a vitamina C. Também protege o cabelo e a pele.
Alimentos na Cor Laranja- Amarelo
Abóbora, damasco, cenoura, mamão, manga, milho, pêssego.
O tom amarelo ou alaranjado vem do betacaroteno, ou pró-vitamina A. É um pigmento fundamental para a manutenção dos tecidos e dos cabelos. O betacaroteno também beneficia a visão noturna e atua no metabolismo das gorduras.
Há também as vitaminas C e B-3 nos alimentos amarelos, substâncias benéficas ao sistema imunológico e ao sistema nervoso.
Alimentos na Cor Branco
Banana, batata, couve-flor e feijão branco.
Fontes de potássio e cálcio contribuem para a manutenção dos ossos, favorecem a regulação dos batimentos cardíacos e são fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos. Essa cor tem efeito anti-inflamatório e antialérgico, bloqueando a histamina, uma substância que causa coceiras, espirros e alergias.
Alimentos na Cor Roxo-Preto
Alcachofra, ameixa, amora, berinjela, feijão-preto, figo, jabuticaba, uva, repolho roxo.
Estes alimentos contêm antocianina, um tipo de pigmento ligado à presença da vitamina B1. E é justamente a vitamina B1 o elemento essencial para a transformação dos carboidratos e outros nutrientes em energia.
Alimentos na Cor Vermelha
Beterraba, caqui, cereja, framboesa, goiaba, melancia, morango, nectarina, pimentão, pitanga, romã, tomate.
O vermelho é conseqüência do licopeno, pigmento com ação semelhante ao betacaroteno. Normalmente aparece associado à vitamina C, formando uma dupla, com efeito, antioxidante que, entre outros benefícios, colabora na prevenção do câncer e do stress.
Alimentos na Cor Marrom- Bege
Aveias, nozes, castanhas e cereais integrais,centeio, cevada, grão-de-bico, feijão, lentilha, pão integral, soja, tamarindo, trigo.
Possuem fibras e vitaminas do complexo B. Melhoram o funcionamento do intestino, combatem a ansiedade, previnem o câncer e as doenças cardiovasculares. Os alimentos que fazem parte desse grupo são boas fontes de selênio, que favorece a melhor disposição mental.
A dica é comer diariamente saladas e frutas com cores variadas. Para uma alimentação equilibrada, é necessário o consumo de fontes de carboidrato (pães, arroz, batata, farináceos, etc.), proteína (carnes, ovos, leite e derivados e algumas leguminosas como a soja) e as vitaminas e minerais presentes nas frutas e hortaliças. Isso tudo bem distribuídos durante todo o dia!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário