quinta-feira, 10 de março de 2016

Consumo de Sal: entenda as diferenças!


O post de hoje é sobre os diferentes tipos de Sal que podem ser utilizados na culinária. Segundo pesquisas, a população está consumindo, em média, 15g de cloreto de sódio diariamente, principalmente através da ingestão de alimentos industrializados. Países industrializados consomem cerca de 8 a 9g/ dia. A recomendação da Sociedade Brasileira de Cardiologia é de, no máximo, 5g de sal/ cloreto de sódio por dia.
Estão na lista os produtos como: pães (francês, de forma, bisnaguinha), caldos e temperos, laticínios (bebidas lácteas, queijos petit suisse e mussarela, requeijão), biscoitos (cream cracker, recheados, maisena), margarina, embutidos (salsicha, presunto, hambúrguer, empanados, linguiça, salame, mortadela), macarrão instantâneo, bolos (bolos prontos e misturas para bolo), snacks (batata frita, salgadinhos de milho), derivados de cereais, refeições prontas (pizza, lasanha, sopas).
O consumo excessivo de sódio está associado a aumento da pressão arterial, doenças cardiovasculares, doenças renais, entre outras doenças crônicas. Além disso, ainda interfere na absorção e metabolismo do cálcio, podendo ter impacto negativo na saúde óssea.O sódio é essencial para o organismo, porém, devemos nos atentar a quantidade consumida para evitar exageros e consequentemente seus efeitos maléficos. Além disso, é fundamental que tenhamos uma boa hidratação para que seja mantido o equilíbrio entre sódio e água no corpo.
Existem algumas diferenças entre eles, como a quantidade de sódio e de outros minerais, além de diferenças de textura e sabor:

* Sal de cozinha ou “refinado”: é o mais utilizado na culinária. O iodo foi adicionado ao sal pela primeira vez em meados de 1920 para combater uma epidemia de hipertireoidismo e o bócio. O sal é processado para remover impurezas, o que reduz os teores de minerais, e por ter uma textura fina pode ser misturado de forma mais homogênea. O sal grosso evita o ressecamento dos alimentos por não ter passado pelo processo de refinamento e apresenta a mesma quantidade de sódio do sal de cozinha.A maioria do sódio da dieta vem do sal de cozinha.

* Sal líquido: é obtido pela dissolução de sal de altíssima pureza e sem aditivos em água mineral. Com embalagem contendo 250 ml, trata-se do primeiro e único sal iodado do Brasil apresentado na forma líquida. Com sabor suave, o sal líquido pode ser usado em todos os alimentos, sem alterar suas características.

* Sal light: apresenta um reduzido teor de sódio com 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio. Geralmente é indicado para pessoas que têm restrição ao consumo de sódio. Entretanto, indivíduos com doenças renais não devem utilizá-lo, pois o aumento da ingestão de potássio pode causar um acúmulo do mineral no organismo, elevando o risco de complicações cardiovasculares.

* Sal marinho: é mais caro do que o sal de cozinha por ser raspado manualmente da superfície de lagos de evaporação. Não é tão processado, preservando mais os sais minerais. Pode ser grosso, fino ou em flocos e dependendo da região que é retirado e da composição de minerais pode ser branco, rosa, preto, cinza ou de uma combinação de cores.

* Sal Rosa do Himalaia: é encontrado aos “pés” do Himalaia, região que a milhões de anos foi banhada pelo mar. Possui mais de 80 minerais, tais como cálcio, magnésio, potássio, cobre e ferro. Por conta disso, os cristais ganham tom rosado e sabor suave.

* Sal do Havaí: possui coloração rosa avermelhada por causa da presença de uma argila havaiana chamada Alaea, rica em dióxido de ferro.

* Sal negro: sal não refinado procedente da Índia. Por conta de compostos de enxofre presentes em sua composição, ele tem um forte sabor sulfuroso. Outro fator que chama a atenção é a cor cinza rosada, que evidencia sua origem vulcânica. Além de compostos sulfurosos, o sal negro é formado por cloreto de sódio, cloreto de potássio e ferro.

* Sal kosher: é utilizado para preparar carnes kosher, por remover o sangue da carne rapidamente. Não dissolve tão rápido quanto o sal de cozinha e não é iodado.

* Flor de sal: contém 10% mais sódio do que o sal refinado. Na elaboração são utilizados apenas os cristais retirados da camada superficial das salinas onde se formam os grãos translúcidos. Possui sabor mais intenso e textura crocante, sendo indicado acrescentar após a preparação do alimento.

A tabela abaixo lista os índices de sódio de certos alimentos para você ter uma idéia e avaliar a sua ingestão diária de sódio:
Alimento (100g)
mg de Sódio
Medida Caseira
Peso (g)
Sal de cozinha
3550
1 colher de chá
6
Tablete de caldo de carne
1866
1 unidade
6
Molho de soja
5722
2 colheres de sopa
30
Azeitona verde
2350
9 unidades
35
Salame
1860
8 fatias finas
30
Presunto
1420
3 fatias médias
30
Catchup
1200
1 colher de sopa
15
Mostarda (molho)
1181
1 colher de sopa
15
Lingüiça
1120
1 porção
50
Salsicha
1060
2 unidades
50






Nenhum comentário:

Postar um comentário