quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Sucos Industrializados!

O post de hoje foi dica de uma amiga minha e eu, é claro, adorei o assunto. Então, vamos falar sobre sucos industrializados seja de caixinha ou pó e para isso, precisamos entender a diferença entre suco, néctar e refresco.
A principal diferença entre esses produtos está no teor de polpa de fruta que compõe cada um deles. O suco integral, por exemplo, tem que apresentar 100% de bebida extraída a partir do processamento da fruta, sem nenhum tipo de corante ou açúcar adicionado.
O néctar, diferentemente do suco integral, pode ter adicionado ao produto aditivos químicos, açúcar e água, desde que o teor mínimo de suco de fruta não seja menor que 30% e não ultrapasse 50%.
O refresco é o produto que tem o menor teor de polpa de fruta, que varia de 5% a 20% de acordo com a fruta. O refrigerante apresenta apenas 10% de teor de suco de fruta.
Hoje em dia grande número de pessoas recorre a eles em substituição aos refrigerantes, que consideram perniciosos para a saúde. Os sucos artificiais adquiriram a sua popularidade pela praticidade, porque dispensam o trabalho de espremer as frutas e são vendidos muitas vezes em dose única, acompanhados de “canudinhos”, o que facilita ainda mais a sua ingestão. 
Mas e o que está na lista de ingredientes? Não importa?
Esses produtos estão cheios de aditivos químicos, como corantes e aromatizantes, além da quantidade excessiva de açúcar que a longo prazo podem causar ao organismo obesidade, diabetes e hipertensão.
O site Fechando o Zíper possui uma matéria e a leitura do rótulo de suco muito esclarecedora e abaixo compartilho com vocês para maior entendimento:




INGREDIENTES:
  • O AÇÚCAR é o ingrediente em MAIOR QUANTIDADE. 
  • A LARANJA está presente como “polpa de laranja desidratada”. E pelo lembrete gigante você pode perceber que ela corresponde a somente 1% da composição do produto. Então quer dizer que 99% do produto é qualquer outra coisa, ao invés de polpa da fruta
  • O que adianta apresentar corantes naturais, se tem mil ESPESSANTES, ADOÇANTES (edulcorantes) artificiais e AROMA SINTÉTICO? A frase da embalagem deveria ser: “Tang, além de conter uma combinação de vitaminas A e C, e Ferro, não contém corantes artificiais. Contém mais o que? Acidulante, antiumectante e regulador de acidez…”
  • Corante inorgânico dióxido de titânio, espumante extrato de quiláia e corante caramelo SÃO O QUE?!?!?!?! O dióxido de titânio é encontrado na natureza, ok, só que também é utilizado em protetores solares e pinturas. A quiláia realmente é uma árvore e o uso está liberado pela ANVISA. O corante caramelo não está especificado, mas sabemos que existe mais de um tipo. Inclusive, dentre eles se encontra o polêmico caramelo IV, possivelmente cancerígeno, utilizado em refrigerantes. 
Um copo de suco natural de laranja contém: LARANJAS.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL:
  • É óbvio que, com a quantidade de adoçantes, o valor energético em um copo de 200 ml seria somente de 21 Kcal. Mas qual é a quantidade de pó que você coloca? E você costuma tomar somente 1 copinho desses?
  • Veja que em 1 colher de sopa do pó (6 g), os AÇÚCARES correspondem a 70% da quantidade (4,2 g).
  • Nos ingredientes encontramos FIBRA ALIMENTAR VEGETAL, mas na informação nutricional diz que o refresco “não contém quantidade significativa de fibra alimentar”. Segundo a RDC nº 360 de 2003, a fibra alimentar é considerada uma quantidade não significativa quando menor ou igual a 0,5 g na porção. Não faz muito sentido a empresa ter se dado ao trabalho de adicionar fibras e essa fibra adicionada não ter sido o suficiente para atender ao mínimo exigido para aparecer na rotulagem.
  • Realmente ele possui Ferro, Vitamina C e Vitamina A adicionados. Mas gente, que quantidade é essa para justificar tomar um refresco em pó cheio de nhaca dentro? Fora que 1 copo de suco natural de laranja (200 ml) vem com pelo menos 70 mg de Vitamina C e não essa merreca de 6,8 mg.
    Outras comparações:
Com toda essa explicação não é preciso falar mais nada, ler o rótulo é fundamental para saber o que está comprando e não jogar dinheiro fora. Tenha bom senso, não ofereça isso pro seu filho mamães e se tiver menos de 2 anos, jamais!!
Os melhores sucos, são sempre os naturais e de preferência sem adição de açúcar. Caso não seja possível fazer o suco de fruta natural, opte por polpas de frutas congeladas Assim, você estará ingerindo vitaminas e fibras e conhecendo sabores diferentes. Porém, todo cuidado é pouco, mesmo os sucos naturais que contém frutose que é o açúcar natural das frutas se em excesso pode aumentar a glicemia isso porque o suco contém mais açúcar da fruta e menos fibras e, por isso, confere menos saciedade.
Diante de tudo isso, consulte sua Nutricionista e esclareça suas dúvidas sobre o que é melhor para você e para sua saúde!




Nenhum comentário:

Postar um comentário