quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Volta às Aulas!




O post de hoje é sobre volta às aulas e como trazer para esse momento mais saúde para os pequenos.
É na infância que formamos o nosso hábito alimentar. Por isso é essencial que a criança seja apresentada a todos os tipos de alimentos, em formas e sabores mais variados possíveis. É comum que ela recuse um alimento novo nas primeiras experiências.
Sabe-se, atualmente, que a escola aparece como espaço oportuno para o desenvolvimento de ações e melhorias das condições de saúde e do estado nutricional das crianças, sendo um ambiente indispensável para o desenvolvimento de iniciativas de promoção a saúde, incluindo programas de educação alimentar e nutricional, caracterizados por processos ativos, lúdicos e interativos, que favoreçam mudanças de comportamentos e práticas alimentares das crianças.
A preparação da lancheira escolar é um ato de grande importância para a educação de hábitos alimentares. Inicialmente, é necessário um planejamento semanal dos alimentos, lembrando-se a necessidade de alimentos fontes de energia, de preferência integral ou rico em fibras, que aumenta a saciedade da criança.

A primeira dica é sobre a lancheira: vale lembrar o uso de uma lancheira térmica e limpa que conserve a temperatura adequada no transporte dos alimentos e evite que estraguem. Oriente as crianças a evitar o contato direto da lancheira com o chão e a higienizar as mãos antes do consumo dos alimentos.
Se a lancheira não for térmica, utilize recipientes térmicos. Os lanches, por exemplo, devem ser embrulhados em papel-filme e depois colocados em potes de plástico. Sucos e leite devem ficar em garrafas térmicas.
Abaixo os grupos alimentares que são importantes incluir na lancheira:
  • Uma fonte de CARBOIDRATOS, pois eles fornecem energia para o corpo realizar as atividades e manter a disposição ao longo do dia. São encontrados nos pães, biscoitos, bolo e cereais.
  • Uma fonte de FIBRAS, que ajudam o bom funcionamento do intestino e estão disponíveis nas frutas e sucos e produtos integrais.
  • Uma fonte de PROTEÍNAS, nutriente essencial para o crescimento e desenvolvimento das crianças. Podemos encontra-las presentes em produtos de origem animal, como iogurtes, queijo e leite.
  • Uma BEBIDA, pois os líquidos são importantes para a hidratação das crianças como água de coco, sucos de frutas natural ou chás gelados feitos em casa, evitando-se o consumo de sucos de caixinha ou em pó, ricos em açúcar. 
Planeje o cardápio da semana e envolva a criança no preparo da lancheira para aumentar o interesse dela na hora do consumo na escola.
Esteja atenta aos rótulos! Consulte um Nutricionista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário