quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Alimentação para as Festas de Fim de Ano!


Para uns hoje a data é muito importante, para outros nem tanto. A palavra mágica é COMIDA!
COMIDA! COMIDA!
Em tempos de comilanças, muitas pessoas que estão seguindo algum plano alimentar ou não nessas datas, acabam exagerando no consumo de alimentos e de bebidas alcoólicas. Muitas delas começam a fazer dietas radicais para perder peso e esbanjar nas festas de fim de ano. Com certeza esse não é o caminho mais adequado.
Mas nem tudo está perdido!! Para não entrar em 2016 com uns quilinhos a mais, segue algumas dicas para não continuar no caminho errado, sem a consciência pesada.

* Mastigue bem os alimentos, pois desta forma sentirá mais saciedade e consumirá menor quantidade de alimentos.

* Não se esqueça de fracionar as refeições nos dias de festa (ou seja, coma a cada 3 horas).

* Não permaneça longos períodos em jejum esperando a ceia (ou seja, comer a cada 3 horas e não chegar à ceia esfomeado/a).

* O prato principal é tradicionalmente composto pelo peru, chester, tender ou pernil, sendo que o peru é considerado a carne mais magra entre todas, porém devemos retirar a pele das aves antes do cozimento, medida que irá ajudar a reduzir o teor de colesterol.

* Incremente as saladas com uva passa, damasco ou frutas secas.

* Opte pelas nozes, castanhas e amêndoas como aperitivos. As nozes são fonte de vitamina B6 e arginina, aminoácido que estimula a circulação sanguínea, ajudando a reduzir o colesterol. Já a castanha do Brasil, oferece o selênio, importante para a ação de uma enzima antioxidante, que atua na inibição dos radicais livres. Porém devemos consumir com moderação. Em excesso podem contribuir para aumentar o valor calórico da refeição.As frutas secas como o figo, tâmaras, ameixa e damasco também são excelentes opções como aperitivo, já que são ricas em fibras solúveis redutoras do colesterol e que proporcionam sensação de saciedade além de serem importantes para regularizar o transito intestinal.

* Para uma maionese mais leve, use iogurte desnatado em substituição à própria maionese e acrescente maçã e uva passa.

* Não tente ficar em jejum no dia seguinte para compensar a comilança das festas Apenas coma com moderação no dia da festa e volte à rotina alimentar normal no dia seguinte.

* Coma devagar (principalmente os alimentos de que você mais gosta).

* A sobremesa calórica, pode dar lugar a frutas típicas da época como a cereja, pêssego, abacaxi, uva e ameixa são fontes de antioxidantes e minerais como zinco e manganês que ajudam o organismo a digerir os outros alimentos consumidos durante a ceia.

* Modera nas bebidas alcoólicas. São calorias vazias, que não contém nutrientes, além, de te deixar na maior ressaca no dia seguinte.

Bom apetite!
Feliz Natal e Ótimo Ano Novo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário