quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Margarina Ou Manteiga?


Manteiga: produto laticínio fabricado com o creme de leite, também conhecido como nata. Esta é uma fina camada que aparece sobre a superfície do leite, quando ele é aquecido e é formada por proteínas e por glóbulos de gordura. É rica em colesterol e gordura saturada. Esse tipo de gordura é encontrada em alimentos de origem animal como carnes, ovos e manteiga. De acordo com a RDA (Recommended Dietary Allowances), o consumo de gordura saturada deve ser limitado a 10% das calorias totais ao dia para afastar o risco de doenças cardiovasculares. 
Uma alimentação muito rica em gorduras saturadas faz com que o colesterol excedente se deposite nas paredes das artérias, que ficam mais estreitas e impedem o sangue de chegar ao cérebro. Esse bloqueio causa uma doença chamada arteriosclerose, que é a principal causa de morte por problemas cardíacos e circulatórios.

Margarina: são maiores fontes de gorduras trans do que a manteiga e auxiliam no aumento do colesterol plasmático do tipo LDL (colesterol ruim), além disso, o consumo da gordura trans pode influenciar no risco de desenvolvimento de doenças cardíacas coronarianas.

Porém, tanto gorduras saturadas, quanto insaturadas oferecem benefícios e malefícios à saúde. Além destas, há uma terceira categoria que não é recomendável: as gorduras trans. 
As gorduras trans são obtidas através do processo de hidrogenação dos óleos vegetais. A indústria costuma usar muito esse processo, pois ele aumenta a validade do produto e necessita de menos refrigeração, por esses fatores acaba saindo mais barato no custo-benefício. 

*Quem não quer utilizar manteiga ou margarina, pode-se substituir por óleos vegetais ou manteiga clarificada (Ghee) que é o óleo purificado da manteiga, onde toda a água e os elementos sólidos e toxinas da gordura do leite e lactose são completamente removidos. Quando o ghee é preparado através do método tradicional de aquecimento e coação, toda a água é evaporada e os elementos sólidos da gordura do leite são completamente removidos. O resultado é um óleo dourado e brilhantemente transparente que não fica rançoso. 

Importante: O grau em que um alimento é saudável ou não para cada pessoa depende das características, tolerâncias e intolerâncias individuais de cada organismo e nas necessidades dietéticas de cada um. Por isso, saliento a importância da procura por um Nutricionista, pois, este profissional te ajudará a fazer melhores escolhas no seu dia- a-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário