Quando a alimentação é deficiente em vitaminas, minerais e outros nutrientes, o cansaço pode ser maior e a falta de energia incomoda.
A alimentação deve ter uma quantidade energética (calorias) suficiente para suprir os gastos vitais (taxa metabólica basal) e os gastos com as atividades diárias. Calorias demais levam ao acúmulo de massa gorda e ganho de peso. Comer demais pesa (literalmente), o processo digestivo demanda muita energia que vai ser desviada de outras funções do corpo, e aí vem o cansaço. Refeições leves e nutritivas são a chave para a energia plena.
Alimentação:
Inclua hortaliças e frutas em todas as refeições (ricas em nutrientes que estimulam a produção de dopamina, um neurotransmissor que turbina o nível de energia), legumes, proteínas (carne magra, peixes, aves, ovos), grãos e cereais integrais, frutas secas e sementes oleaginosas, iogurte natural, azeite extravirgem, ervas e condimentos frescos, cacau, vinagre de maçã, café, chá verde, chá preto, mate e água (em média 2 litros diários).
Dentre os mais energéticos estão os alimentos ricos em carboidratos (chocolate levanta o astral rapidamente, prefira sempre a versão com cacau 50 a 70%), açaí, coco, sementes oleaginosas como castanha do Brasil e castanha de caju, e ovos (contêm proteína de fácil digestão e uma quantidade imensa de nutrientes diversos). Condimentos como alho, mostarda, curry, açafrão, pimenta vermelha e do reino, gengibre e canela contêm fitoesteróis e polifenóis que aumentam o nível de energia!!
É importante notar que deve haver uma restrição quanto ao uso excessivo de frituras. Prefira alimentos cozidos no vapor, assados ou grelhados, para não pesar no sistema digestivo e causar fadiga. Outros alimentos a evitar são o açúcar refinado, refrigerantes e alimentos industrializados (incluindo biscoitos, bolos e margarinas) por seu alto conteúdo de gorduras trans, sódio e aditivos sintéticos. Bebidas alcoólicas devem ser consumidas com extrema moderação, pois seu uso frequente impacta negativamente no nível de energia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário