quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Cuidados com a Alimentação na Praia!

O verão chegouuu e a primeira coisa que pensamos é férias, praia, sol, piscina, mar...e vem junto o pensamento de espetinho de camarão, pastel, milho...São tantas opções deliciosas, que nem pensamos no risco que corremos com isso.

Alimentação:
Antes de pensar na escolha, precisamos lembrar da importância de verificar as condições de higiene do local. 
Evite consumir alimentos vendidos na praia. Se possível, prepare os alimentos em casa e leve-os em uma caixa de isopor ou bolsa térmica com gelo. ;)
Os dias de temperaturas elevadas provocam geralmente uma inibição da fome. Por isso, a melhor forma de contornar este problema é consumir alimentos de fácil digestão, como saladas, frutas, legumes, carnes magras, tomando cuidado com os petiscos e sobremesas, geralmente muito calóricos e de difícil digestão. Uma boa opção é consumir alimentos menos calóricos e mais saudáveis, substituindo o pastel frito pelo assado, o sorvete em massa (contém gordura do leite) pelo picolé de fruta (contém suco de fruta), o chocolate pela barrinha de cereais, o amendoim pela soja torrada, a maionese por molhos à base de iogurte natural, os queijos amarelos pelos queijos brancos etc.
Cuidado com a compra do lanche natural. A maioria vai maionese. Este é um ingrediente que não combinada nada com o calor! 

Excesso de álcool:
Especialmente no verão, devemos ficar atentos às bebidas alcoólicas que geralmente são consumidas com maior frequência, como a cerveja e a caipirinha. Além de conter calorias extras, quando ingeridas em grandes quantidades, essas bebidas podem levar à desidratação, pois o álcool “retira” a água das células, agindo como diurético, ou seja, estimulando a formação de urina com consequente perda de água pelo organismo.

Hidratação:
Consuma água, sucos, água de coco, chá gelado, a cada meia hora pelo menos. Evite refrigerantes ou sucos industrializados.
A água de coco pode ser uma excelente opção nesse período de calor. Com baixo valor calórico (19 calorias/100ml), a bebida pode ser utilizada como substituto da água para saciar a sede e também para repor eletrólitos como sódio e potássio em casos de desidratação ou durante atividade física intensa. A água de coco tem uma composição nutricional semelhante ao soro fisiológico, por isso hidrata o organismo de forma rápida, podendo ser utilizada para repor perda de minerais no caso de vômitos e diarreia. Tudo claro sem exageros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário