quinta-feira, 26 de maio de 2016

Caldos Concentrados: veneno em pedacinhos de sabor

O post de hoje é sobre um tempero pronto que está presente e muito na cozinha da maioria das pessoas...o que é uma pena.
Os temperos artificiais com nome de ‘caldos’ usados na cozinha do consumidor são responsáveis pela incidência crescente de “doenças silenciosas”.
Infelizmente muitos hábitos importantes como fazer os próprios caldos caseiros provenientes de legumes e ervas aromáticas perderam-se e o que é hoje valorizado são os ingredientes que num toque de mágica tornam uma refeição, supostamente, caseira, rápida e saborosa.
O componente químico usado nos caldos é o glutamato monossódico e é responsável por causar as mais diversas reações quando ingerido: enjoos, alergias da pele, vômitos, taquicardia, enxaquecas, arritmia cardíaca, tonturas e até depressão. Usar temperos industrializados todos os dias pode causar sérios danos para quem os consome, pois o glutamato pode levar o sistema endócrino a produzir acetilcolina, substância que além de estimular a função muscular, reduz a absorção de glicose através dos neurônios. O resultado pode ser mais peso e até Alzheimer.
Ao bloquear as funções neurológicas do hipotálamo, que ajudam a controlar o apetite, o glutamato nos induz a comer mais de que necessitamos e com isso a obesidade só aumenta.
Fique atento aos rótulos dos alimentos, se a quantidade de sódio for superior a 400 mg em 100 g de alimento é sinal de que ele é rico em sódio e deverá ser evitado ou consumido com moderação. O caldo concentrado é muito rico em sódio e é o que vamos analisar abaixo:
Ingredientes: Sal, intensificadores de sabor (glutamato monossódico, inosinato e guanilato dissódicos),gordura vegetal hidrogenada e não hidrogenada, extracto de levedura, amido modificado, gordura de galinha, vegetais (cebola, salsa), carne de galinha (0,7%), aromas (contém ovo e soro de leite), especiarias, molho de soja (contém glúten), corante (E 150c), dextrose, antioxidantes (galato de propilo, BHA, ácido cítrico).

Um caldo concentrado de carne industrializado possui, em 4,75 gramas, 1015 mg de sódio, ou seja, em apenas 4,75 gramas de produto há uma quantidade elevadíssima de sódio.
Caldo concentrado

E não só em caldos concentrados que podemos ver essa absurda quantidade de sódio, mas também em sopas prontas, embutidos (salsicha, salame, presuntos...), macarrão instantâneo, molhos prontos, etc.
Mas então quais as alternativas para evitar e diminuir essa quantidade ???

*Evite aqueles alimentos que têm sódio na sua composição: ciclamato de sódio, sacarina sódica, glutamato de sódio, benzoato de sódio, citrato de sódio, sulfito de sódio, fosfato dissódico, bissulfito de sódio, bicarbonato de sódio, metabissulfito de sódio, alginato de sódio etc.
Como referi anteriormente, o que faço é um caldo tradicional, ou seja, cozinho em água, temperada com sal e ervas aromáticas (salsa, louro, etc.), depois filtro para um pequeno recipiente com um coador e congelo.


Ingredientes
2 cenouras
2 talos de salsão (as folhas de 1)
1 cebola grande
2 l de água
2 folhas de louro
3 cravos-da-índia
5 grãos de pimenta-do-reino
Cebolinha, salsinha...
Modo de Preparo
1. Lave bem todos os legumes, especialmente as folhas de salsão.
2. Descasque a cebola e corte em quatro partes. Corte a cenoura em fatias grossas e o salsão.
3. Numa panela, junte os legumes, as folhas de salsão e os temperos. Adicione a água e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos.
4. Desligue o fogo e, com uma peneira fina, coe o caldo. Conserve na geladeira por até 5 dias ou congele por 3 meses. Vale até usar forminhas de gelo para facilitar o descongelamento.


*Tem também a ideia dos sachês de temperos verdes colocados na hora que fizer algum caldo ou sopa:














*Outra sugestão é congelar ervas e temperos  naturais imersos em azeite em formas de gelo, que além de saudáveis, podem ter sabores totalmente individuais e serem até mesmo mais baratos que os cubinhos cheios de química prejudicial à saúde.
Boas Escolhas!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário