O ferro é um mineral fundamental ao corpo, pois participa do transporte, do armazenamento e da liberação de oxigênio para as células, além de auxiliar na formação das células do sangue, relacionando-se diretamente com o fornecimento de energia para o corpo manter-se em atividade.
A quantidade de ferro absorvida pelo intestino é regulada por um mecanismo sofisticado, que depende dos estoques corporais do mineral, do conteúdo fornecido pela dieta e da fonte alimentar, além de receber influência dos outros alimentos ingeridos na mesma refeição. Assim, em situações de suficiência de ferro, a atividade intestinal limita as quantidades a serem absorvidas, estimulando a perda pelas fezes para a manutenção de um nível ótimo no organismo, evitando-se toxicidade; ao contrário, estando o organismo deficiente em ferro, as vias absortivas são estimuladas a captar maiores quantidades do nutriente.
O ferro pode ser encontrado em alimentos de origem animal e vegetal, no entanto, o tipo de ferro (chamado de ferro heme) encontrado nas carnes – principalmente as vermelhas, as vísceras e os miúdos – apresenta melhor absorção e utilização pelo corpo.
Já os alimentos de origem vegetal como os feijões, a ervilha, a lentilha e o grão-de-bico também apresentam boa quantidade de ferro, porém, esse tipo não é bem absorvido pelo organismo, no entanto, o consumo concomitante com alimentos ricos em vitamina C (como as frutas cítricas) pode melhorar essa absorção.
Entre os alimentos de origem vegetal, destaca-se como fonte de ferro os folhosos verde-escuros (exceto espinafre), como agrião, couve, cheiro-verde, taioba; as leguminosas (feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha); grãos integrais ou enriquecidos; nozes e castanhas, melado de cana-de-açúcar, rapadura e açúcar mascavo. Também existem disponíveis no mercado alimentos fortificados com ferro como farinhas de trigo e milho, cereais matinais, entre outros.
A presença de ácido ascórbico, disponível em frutas cítricas, e alimentos ricos em proteínas na refeição melhora a absorção de ferro proveniente de produtos vegetais, como: brócolis, beterraba, couve-flor e outros. Por outro lado, existem alguns fatores (fosfatos, polifenóis, taninos, cálcio) que podem inibir a absorção do ferro, presentes em café, chá, mate, cereais integrais, leite e derivados.
Inclua diariamente alimentos ricos em ferro, um mineral essencial para a formação de energia e disposição.
Consulte sua Nutricionista!
Nenhum comentário:
Postar um comentário